Rafaela Pio

Neste blog estão textos de minha autoria e outros que me chamaram a atenção.

4.5.06

Preferia o país da educação


Rafaela Pio
Copa do mundo chegando e, como acontece a cada quatro anos, no Brasil é uma agitação só. O comércio lucra cada vez mais: é camisa da seleção pra cá, boné verde-e-amarelo pra lá... E os negociantes enchendo os bolsos.
Mas você já parou pra pensar no quanto seria produtivo se o nosso país voltasse toda a sua atenção(ou parte significante dela) para algo bem mais importante como,por exemplo, a educação de seu povo? De que adianta carregar o título de ¨ o país do futebol” se o seu povo sequer domina a língua que fala?
Minha crítica ao futebol não é simplesmente por eu odiar ver “um monte de babacas correndo atrás de uma bola”(se bem que eu bato um babinha de vez em quando).Esporte é fundamental. Mas a educação não pode ser deixada em segundo plano.
Quando um país prioriza outras coisas, em vez da educação,está adiantando a sua ruína. Pode parecer exagero.Mas não é. Por que você acha que os EUA,por exemplo, é o país mais desenvolvido do mundo? Precisa responder?
Toda nação que possui o desejo de progredir tem que,em primeiro lugar, valorizar a educação.O Brasil valoriza tanto que um gari(não menosprezando a profissão) recebe mais que certos professores.
Só pra efeito de comparação e pra não sair do ritmo de Copa do Mundo,o brasileiro(com raras exceções) fala,pensa,sonha,joga,respira futebol.E nem adianta justificar por ser época de Copa. A diferença é que o ¨bafafá” aumenta. Não seria mais útil,no mínimo, pensar em como melhorar a qualidade de ensino,principalmente o público, no Brasil?
Francamente,se o brasileiro desviasse a atenção que dedica ao futebol para solucionar,ou pelo menos, amenizar o grande impasse de sua educação, com certeza, a qualidade de vida iria aumentar, o seu povo se tornaria mais consciente do papel transformador que lhe cabe, a ordem(no sistema educacional) geraria o progresso.
Mas pode você se perguntar:¨E o que eu tenho a ver com isso¨? E eu respondo:¨Muita coisa¨. Juntos poderemos fazer a diferença. Lembra-se do comercial: ¨Sou brasileiro e não desisto nunca¨? Pois é, então, antes de pegar o controle remoto para assistir a um jogo na próxima tarde de domingo, pense nisso
!