Rafaela Pio

Neste blog estão textos de minha autoria e outros que me chamaram a atenção.

23.10.06

SUS: Sua Única Solução?

( Rafaela Pio)
No Brasil, se você quiser cuidar de sua saúde, tem duas opções: ter dinheiro ou ter paciência. A primeira para, sem contratempos, pagar os procedimentos médicos de que necessita. A segunda para esperar, esperar e esperar. Até ser atendido ou, azaradamente, morrer na fila. Qual você prefere?
Eu, sem dúvida, a primeira alternativa. O meu bolso,coitado- por livre e espontânea pressão, é obrigado a optar pela mais dramática. Isso porque, como a grande maioria desse Brasilzão, não possuo condições financeiras para cuidar de minha saúde.
Dia desses, necessitava marcar uma consulta ao neurologista (já estou doida com este país!) e me arrisquei a sair de casa por volta das 4:30 min da manhã. Ao chegar ao hospital, quase infartei ao ver o tamanho da fila (lembrando que eu cheguei cedo), mas como já estava ali, fazer o quê?! “Para minha sorte”, era início de inverno e clima estava ótimo (para congelar, é claro). Consegui marcar a consulta, porém teria de esperar um pouco mais para ser atendida. Pouquíssimo tempo. Coisa de duas semanas.
Mas, não sei se porque sou azarada um pouco acima da média nacional ou se o SUS estava brincando comigo e com as cerca de cinqüenta pessoas que naquela madrugada de inverno aguardavam ansiosamente por uma consulta básica, o pior estava por vir. O médico não havia ido. Significava que todas as consultas seriam remarcadas e nós, desocupados (os responsáveis por esta falta de respeito devem pensar assim), deveríamos retornar em uma outra data, se quiséssemos ser atendidos.
É época de eleição. Se os políticos cumprissem tudo o que estão prometendo, seria o fim da nossa preocupação a respeito da precariedade do sistema de saúde pública brasileiro.
O povo desfrutaria de total qualidade de vida, tendo os seus direitos básicos como saúde, educação, moradia, segurança, saneamento, no mínimo, respeitados.Todavia, os políticos acham que vivemos de promessas. Alguém aí está satisfeito? Se as promessas deles fossem dinheiro, nós os eleitores já estaríamos milionários. Contrariamente, a verba pública é desviada sem escrúpulos.
Outra vez, estando eu novamente em uma fila (outra consulta), deparei-me com algumas mulheres reclamando do descaso e desrespeito aos cidadãos do município onde moro, Simões Filho-BA.
Sarcasticamente, perguntei a uma delas em quem ela havia votado na última eleição. Sem graça, respondeu que votara no atual prefeito (não convém citar o nome). Diante de sua resposta, deixei que o meu silêncio fizesse-a refletir.
Chorar o leite derramado é desperdiçar lágrimas. Votar e arrepender-se é perder o voto e, junto com ele, a oportunidade de melhorar a situação.
Realismo ou pessimismo, não sei, a realidade social só tende a piorar.
A corrupção é mal deste mundo e, juntamente, suas vis conseqüências: desrespeito, violência, perversão.
Como consolo, espero que só uma coisa resista a tudo isto: a nossa saúde mental. Porque de médico, num país onde a saúde pública é tão precária, é necessário ter um pouco. Mas de louco, é pressão demais para um povo abarrotado de problemas e dificuldades.