Rafaela Pio

Neste blog estão textos de minha autoria e outros que me chamaram a atenção.

1.4.06

Duas faces de uma mesma moeda

Rafaela Pio


Devido ao grande número de problemas que alastram o Brasil e o mundo, torna-se difícil responder se a educação, um dos pilares de crescimento da sociedade é importante ou prioritária para a mesma.
Analisando-se a situação atual brasileira, por exemplo, é mais do que aparente a urgência em solucionar grandes impasses, como a precariedade dos sistemas de saúde, o total desrespeito à segurança pública-alardeado pelos grandes surtos de violência urbana-, grave crise política e, como que resumindo, a tão conhecida desigualdade social.
Diante de todos esses empecilhos, seria a educação a solução para todo esse caos? Resolvendo-se esse problema, a tão sonhada ordem interna imperaria?
Percebe-se que em curto prazo, a resolução da “baderna” no sistema educacional deixa de ser prioritária à medida que outros problemas mais “urgentes” apavoram a população.Infelizmente, as pessoas desesperam-se em busca da amenização dos sintomas dos males existentes; esquecem-se, assim, de identificar a doença e suas possíveis causas.
Traduzindo: a deficiência nos mecanismos da educação no Brasil é, sem dúvida, a causa principal do emaranhado de problemas que o cercam. Dessa forma, o mal que o aprisiona, como toda doença complexa, é bem provável que só será aniquilado com o tempo.
Em longo prazo, então, torna-se imprescindível solucionar primeiramente a crise no sistema educacional. Para que isso ocorra, é necessário que as pessoas percebam inicialmente a importância de um país conscientizado e disposto a lutar por um futuro melhor,que só terá equilíbrio e base quando as trevas da ignorância forem dissipadas; quando os seus governantes vivenciarem realmente a tão falada seriedade em vez de exalta-la somente em seus discursos políticos.
Quando o Brasil atentar para a relevância da educação como princípio-base para o seu desenvolvimento, só então um porvir mais justo e menos desumano poderá esperá-lo à sua frente.