Rafaela Pio

Neste blog estão textos de minha autoria e outros que me chamaram a atenção.

1.4.06

Aonde vais, Brasil?


Rafaela Pio


Ultimamente algo tem me preocupado bastante: a caótica situação de meu país.
Meu Brasil, intitulado pelo exterior como o país do futebol, da cerveja e da
mulher, está sendo conduzido à beira do abismo( se é que não já voltou de lá totalmente fragmentado).
Fico chateada e desgostosa em ver um país tão grande em sua geografia,
ser reduzido a uma “marionete”, dominada pelos corruptos, burgueses e espertalhões.
Não consigo extrair de minha conturbada cabeça, aturdida pela ignorância
do povo brasileiro, de que o único caminho de êxito da nação está detrás da principal arma do 1º mundo: a educação! Sim, essa coisa básica que devíamos receber de forma adequada e real. Infelizmente, o “mecanismo educacional” brasileiro não funciona assim. Se pesquisarmos, por exemplo, sobre o nível da educação do ensino médio público, ficaremos estarrecidos com o resultado:
“PROFESSORES MAL-PAGOS ‘ENROLAM’ NA SALA DE AULA”; “ALUNOS LEVIANOS NÃO SE PREOCUPAM EM ESTUDAR E COBRAR PELA EDUCAÇÃO”; “GOVERNO PREFERE 1000 ‘BURROS’ PASSADOS A 1 INTELIGENTE REPETENTE”.
Parece até brincadeira ou manchete de jornal daquelas bem assustadoras;
todavia, o brasileiro não atribui tamanho terror a, digamos, catastrófica notícia.
Salas de aula lotadas, professores mal- preparados, escolas com um
irrisório nível de instrução, nação “desculturada”.
É esse o meu Brasil, o seu Brasil, o nosso Brasil(!):
País de uma ambígua situação misério-riqueza; Brasil verde-amarelo,
embora sua cor(tão vívida), esteja tão ofuscada atualmente; Brasil
acovardado e manipulado pelos veículos de comunicação em massa; Brasil tão desligado da realidade; Brasil berço das falcatruas e da politicagem inescrupulosa; Brasil em que tantos omitem o s e o trocam pelo z; Brasil da cega justiça; Brasil dos que não têm nada a perder.
A cada esquina, um filho teu a clamar pelo pão- nosso- de- cada- dia. A
cada beco, uma menina a sussurrar pela infância perdida. A cada minuto, milhões a padecer sem auxílio.
Presenciamos, diariamente, a violência a nos amedrontar ; e onde estás Brasil, que não te vejo?
“Oh! Pátria Amada, idolatrada; Salve! Salve (mas quem te salvará?)!Brasil da ordem e progresso, ambos ainda limitados a “estampa de bandeira”. País contrastado em suas favelas e corcovados, subúrbios e bairros nobres, apartamentos e palafitas.
Se tivesse que traduzir o meu Brasil em duas palavras positivas e duas
negativas, diria( respectivamente): esperança e alegria; corrupção e baixaria. Apesar da rima, as características ruins são incompatíveis com as boas: não há esperança na corrupção e, quanto à alegria, não dar certo com baixaria.
Nós, cidadãos brasileiros, devemos aprender que não só de festas e carnavais vivemos nós( me resta saber de que mais, além disso).
A seriedade, por parte de nossos governantes, é quase inexistente; o descaso com a sociedade( em especial com os pobres e miseráveis) é super- perceptível.
A cada dia consumimos o lixo que nos é empurrado: lixo cultural, lixo social, lixo econômico, lixo governamental, lixo cerebral. Após engolir tanto lixo,
pergunto-me aonde vamos parar( numa lixeira, talvez), se é que os nossos freios ainda estão perfeitos.
Fico muitas vezes titubeando se devo me aderir à grande esfera capitalista vergonhosa e unir-me aos “espertos” ou se continuo no meu socialismo utópico, sonhando. Apesar da hipocrisia capitalista ser maioria e me tentar, defendo e defenderei eternamente a igualdade e respeito entre os povos( pregados pelo socialismo).
Ah! Quão bom seria se vivêssemos num mundo onde a idéia de
fraternidade imperasse; onde os direitos do cidadão fossem levados a sério; onde toda a atenção estivesse voltada para o social, ao invés do econômico, político ou outras banalidades. Utopias? Talvez, porém não custa nada sonhar( o brasileiro até o faz demais).
Sinceramente, me orgulho em ser brasileira, pois “apesar dos pesares”, o nosso povo é um povo esperançoso, um povo batalhador.
Ainda que as secas do Nordeste, as enchentes do Sudeste, a violência aterrorizante, a miséria, a corrupção, o narcotráfico, a má educação, o descaso à saúde, a baixaria, a injustiça, o não-cumprimento das leis, entre outros problemas, nos assolem, diz o brasileiro: “Temos esperança”!
Eis a outra face da moeda:
Brasil de gente humilde, sofredora e positiva; Brasil, país multicolorido, multifacetado.
Brasil dos que têm sede: sede de justiça, igualdade, esperança e, quem sabe, educação.